quarta-feira, 13 de maio de 2009

"A esperança é o pior dos venenos..."


Sabe aqueles títulos que rondam a sua cabeça por muito tempo, aqueles, que todo mundo comenta, que lê críticas exaltadas sobre o mesmo (para o bem ou para o mal); que pessoas que considera com gostos significantes colocam em suas listas de preferidos, e nos seus discursos? Pode ser o título de uma canção, um disco, filme, tela de Klee... então, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (Companhia das Letras, 2005) sempre foi um título a me rondar, baita título por sinal, que curiosidade consegue permanecer inativa diante da frase: "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios"?

Marçal Aquino não era um total desconhecido para mim, antes de ser contagiado pelo seu título, sabia da sua existência desde a época do "Laboratório de roteiros Sundance/Riofilmes", em 2002, quando eu ainda me interessava por esse tipo de coisa, e do filme "O invasor" (aquele mesmo com o Titã, ou seria ex-Titã, Paulo Miklos, vá saber?) e ainda me lembrava dele de algumas reportagens do Estadão, reportagens que mais chamavam atenção pelo seu nome que pelo conteúdo.

No livro de título chamativo, Marçal Aquino revela um talento desconhecido dos meus tempos de futuro aspirante a roterista de cinema, escreve um romance magistralmente conduzido por um narrador-protagonista com quem de cara me identifiquei. Cauby (é, igual ao cantor) é um herói e tanto, extremamente bem contruído e com certeza com um bocado de traços biográficos de Marçal. Eu receberia... é uma estória de amor que cativa a qualquer um que já tenha provado o gosto de uma experiência de um amor complicado na vida.

Em uma cidade-nada do interior do Pará, que deve a sua pequna população a sede de um garimpo disputado entre garimpeiros vindos dos mais diversos rincões do país e por uma grande mineradora, Cauby, fotográfo profissional, procura pelos takes mais despudorados e belos das damas que animam a turma que caça pepitas. A rotina de Cauby, que consistia em trabalho noturno na zona e seu laborátorio caseiro e cama durante o dia, é bruscamente interrompida quando conhece Lavínia, fotógrafa amadora e ex-batedora de calçadas da capital capixaba. Lavínia nasceu em um berço espinhoso, caótica, torturada e tortuosa: esquizofrênica. Que só para complicar ainda um pouco mais a situação, é esposa de um famoso pastor. O que apoia Cauby é um manual escrito por um psicanalista chamado Benjamim Schianberg (entidade onisciente que faria o maior sucesso naquele grupo, "A Letra freudiana").

O estilo de Aquino é bastante conservador, o que não é nenhum demérito, talvez qualquer tipo de malabrismo estilístico pudesse comprometer o efeito profundamente comovente guardado nas duzentas e poucas páginas desse romance terno e total. Altamente recomendado.

O que acontece é que, quando estou com você, eu me perdôo por todas as lutas que a vida venceu por pontos, e me esqueço que gente como eu, no fim, acaba saindo mais cedo de bares, de brigas e de amores para não pagar a conta. Isso eu poderia ter dito a ela. Mas não disse.

***


Escolha do crítico! Um álbum novo brilhante (People Magazine)

Sua grande realização, seu 33º álbum de estúdio, sua grande habilidade em jogar para longe as expectativas que já eram grandiosas em torno de um novo disco, para montar a sequência de canções mais quentes e espontâneas dos últimos tempos (The Times)

É um trabalho poderosamente autoral de um homem que insiste em pensar por si mesmo numa época de medo, conformidade, e desumanização. Não importa o que andam dizendo, esse já é um dos melhores de 2009 (Mojo)

Não se pode dizer que o velho Zimmermann já tenha encerrado suas atividades nessa década, afinal de contas, ele anda surpreendendo. Mas o que pode-se dizer, é que tudo produzido pelo velho nesses últimos 9 anos foi impecável. Afastou de vez o estigma dos 80 e 90, quando até mesmo eu duvidava que "o cara"(já que tá na moda, ele mais do que ninguém merece o título) pudesse fazer algo que prestasse. Em ordem de preferência: Together Through Life (2009), Modern Times (2006), Love and Theft (2001) e Tell Tale Signs (2008) são obras impecáveis. Deu para notar que o mais recente é o preferido, portanto, se ainda não teve contato com petardos como: Beyond Here Lies Nothin', Jolene e Shake Shake Mamma, perdes tempo.

Um comentário:

  1. obrigada por postar esse vídeo, eu não conhecia essa música. Adorei !
    Quanto ao livro... Deu até vontade de ler. =)
    Parabéns !

    ResponderExcluir